Agricultura 2013
 




Amândio Santos
 
Presidente, Portugal Foods
 
Amândio Santos é actualmente Presidente e Administrador da Portugal Foods. Foi Assessor da Direcção ANAPO – Associação Nacional dos Produtores de Ovos, Presidente do Comité Técnico para elaboração de projecto lei para tratamento das cascas de ovo resultantes das indústrias de ovoprodutos e Membro do Comité Técnico para elaboração do Código de Boas Práticas para a Indústria de ovoprodutos, ambos apresentar pela EEPA na Comissão Europeia. Foi Conselheiro delegado da Ovofoods, Gerente da Docereina, Director geral e Administrador da Derovo e exerceu funções de Director Comercial na Imporjan. Tem o curso de Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro. 
 
 

António Serrano
 
Deputado na AR e Ex-Ministro da Agricultura
 
António Serrano é actualmente Professor Catedrático em Gestão e em Estratégia Empresarial e Sistemas de Informação, na Universidade de Évora. Foi Director do Gabinete de Planeamento de Política Agro-Alimentar do Ministério da Agricultura, e  foi Consultor de Empresas, Pró-Reitor da Universidade de Évora, e Presidente do Conselho de Administração do Hospital Espírito Santo, EPE. Foi Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e Pescas do XVIII Governo Constitucional. Deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista. Possui uma licenciatura, um Mestrado e um Doutoramento em Gestão de Empresas.


António Vicente
 
Professor Associado, Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho
  
António Vicente é Engenheiro Alimentar (1994) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto (Portugal), Doutor em Engenharia Química e Biológica (1998) pela Universidade do Minho, Braga (Portugal) e Agregado em Engenharia Química e Biológica (1998) pela Universidade do Minho, Braga (Portugal). Desde o Doutoramento que trabalha em tecnologia de fermentação, nomeadamente no desenho e operação de reactores biológicos para obtenção de bioetanol e produtos de elevado valor acrescentado. Tem também dedicado a sua actividade de investigação a temas relacionados com a Indústria Alimentar, nomeadamente novas tecnologias de processamento térmico (campos eléctricos moderados/aquecimento óhmico, onde tem estudado o efeito da corrente eléctrica em biomoléculas), revestimentos comestíveis para produtos alimentares e nanotecnologia aplicada a sistemas alimentares. Tem sido uma prioridade a manutenção de um contacto muito próximo com a indústria, tendo estado envolvido em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, juntamente com parceiros industriais, tanto como participante como coordenador. Actualmente, é Professor Associado com Agregação e Investigador no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, em Braga (Portugal). 


Armando Pacheco
 
Presidente, AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
 
Armando Pacheco é actualmente Presidente da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, membro efectivo do Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA) e da Associação Europeia de Áreas de Montanha (EUROMONTANA). É igualmente Presidente da Direcção da Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais (APATA) e Vice-Presidente da Federação de Agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (FATA). É Sócio Fundador da Associação do Douro Internacional (ADI), da Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais de Nordeste (PALOMBAR), da Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais (APATA), da Federação de Agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (FATA) e da Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo (AMENDOACOOP). É ainda membro do Conselho Cinegético de Mogadouro desde 2006 e possui uma exploração pecuária no Concelho de Mogadouro. Assume também o cargo de Vereador na Câmara Municipal de Mogadouro. Possui uma Licenciatura em Engenharia Agronómica, uma Pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho e Bacharelato em Produção Agrícola, ramo das Ciências Agrárias.


Armando Sevinate Pinto
 
Ex-Ministro da Agricultura 

Armando Sevinate Pinto foi Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas (de 2002 a 2004). É Consultor do Presidente da República para as questões relacionadas com a Agricultura e com o Mundo Rural Agrónomo – Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa). É igualmente coordenador técnico da Agroges e gere uma empresa agrícola familiar. Foi Director-geral do Ministério da Agricultura (1985-1987), Director da Comissão Europeia em Bruxelas, entre 1987 e 1993 (do FEOGA/Orientação, das Estruturas e Investimentos Agrícolas, das Florestas, da Investigação Agrária e do Desenvolvimento Rural). Foi Membro do Conselho de Avaliação e qualificação da Ordem dos Engenheiros e da Comissão de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação. É membro da Academia de Engenharia, do Conselho Geral da Universidade de Évora, e do Conselho de Avaliação e Qualidade do Instituto Politécnico de Beja. Trabalhou como consultor com várias empresas agrícolas e agro-industriais. Foi condecorado em 2005 com a Grã-cruz da Ordem de Cristo.



Clara Moura Guedes
 
Administradora-Delegada, Queijo Saloio, S.A.
 
Clara Moura Guedes é actualmente Administradora-Delegada da Queijo Saloio S.A., membro da Ordem dos Economistas, membro da Direcção da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca), membro da Direcção da ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios) e membro do Conselho de Orientação Estratégica da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa. Foi também Vice-presidente da FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares). É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e possuí um MBA pela Universidade Nova de Lisboa


Emídio Gomes
 
Director, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica do Porto
 
Emídio Gomes é actualmente Professor Catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, da Universidade do Porto, Presidente da Portus Park, Rede de Parques de Ciência e Tecnologia & Incubadoras e Membro do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação. Foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes, Administrador Executivo da Junta Metropolitana do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação. É licenciado em Engenharia Agronómica e Mestre em Ciências Biomédicas, possui uma Pós-Graduação em Administração de Empresas e um Doutoramento em Ciências Biomédicas.



Ivone Silva
 
Presidente, Clube de Produtores do Continente
 
Entrou para a Sonae em 1994 na Loja da Covilhã, como responsável da Charcutaria. Esteve até 1998 na Loja, onde passou não só por todas as áreas dos Perecíveis, mas também pela Mercearia e Lacticínios e Congelados. Em 1998 ingressou na Direcção Comercial de Perecíveis onde foi gestora comercial nas áreas de Charcutaria, e Frutas e Legumes. Em 2008, assumiu a Direção de Gestão de Stocks e em 2010 passou a liderar o Negócio de Charcutaria. Desde dia 1 de Outubro de 2012 assumiu funções como Directora Comercial dos Perecíveis.  Possui uma licenciatura em Engenharia de Produção Animal, pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco.


João Machado
 
Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

João Machado é actualmente Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e Presidente do Conselho de Administração do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Foi Vice-Presidente da Direcção da CAP e Vice-Presidente da Direcção da Viniportugal – Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos Portugueses.
 É Membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade, Membro da Direcção da Delegação Nacional Portuguesa da ICC – International Chamber of Commerce, Membro Efectivo do Grupo Consultivo “Política Agrícola Comum” da DG AGRI da Comissão Europeia e Membro Efectivo da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar. É empresário agrícola numa exploração cuja actividade principal é a vitivinicultura e Produtor-Engarrafador e exportador de vários vinhos DOC – Alenquer e Regional Lisboa.


Santos Andrade
 
Director, Clube de Produtores Continente
 
Santos Andrade é actualmente Director Clube de Produtores Continente, membro do Conselho de Administração da Lusomorango, Sócio-Gerente de Casa Prudêncio, Membro da Direcção do COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.
É também Presidente da Assembleia Geral da Torriba - Organização de Produtores Hortofrutícolas, Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Agricultores do Ribatejo e Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Horticultura.
Possui uma licenciatura em Engenharia Mecânica.