Agricultura 2013
 



Eduardo Mendonça
 
Director da Unidade de Negócio Talho, Direcção Comercial de Perecíveis, Sonae MC



Filipe Cameirinho Ramos
 
Gerente, Herdade do Monte Novo e Figueirinha



Filipe Fialho Pombeiro
 
Presidente de Direcção, Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral
 
 
É licenciado em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa, possui uma Pós Gradução em Auditoria e Revisão de Contas pelo ISCTE e é Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Évora.
 
É actualmente Presidente da Direcção da Associação Empresarial do baixo Alentejo e Litoral. É Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. É Membro do Conselho de Curadores da Fundação AIP, Vice Presidente do Conselho Geral da CIP - Confederação empresarial de Portugal e Vice Presidente da Direcção da Alentejo XXI.



João Basto
 
Presidente, EDIA
 
É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade técnica de Lisboa. Tem um master em Administração de Empresas. É actualmente Presidente da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva. Foi Fundador e Director da MOMANTAI e Director Geral da SIM - Macau Undustrial Company e da BICA - Food Products trading Company.



João Dias
 
Responsável de I&D, Mestre Cacau
 
É licenciado em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia e possui um mestrado em Engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico. É actualmente Responsável de I&D da Mestre Cacau. Foi Sócio Gerente da empresa Sugar Bloom e participou em vários projectos  ligados à agronomia e tecnologia.


João Machado
 
Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

João Machado é actualmente Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e Presidente do Conselho de Administração do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Foi Vice-Presidente da Direcção da CAP e Vice-Presidente da Direcção da Viniportugal – Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos Portugueses.
 É Membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade, Membro da Direcção da Delegação Nacional Portuguesa da ICC – International Chamber of Commerce, Membro Efectivo do Grupo Consultivo “Política Agrícola Comum” da DG AGRI da Comissão Europeia e Membro Efectivo da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar. É empresário agrícola numa exploração cuja actividade principal é a vitivinicultura e Produtor-Engarrafador e exportador de vários vinhos DOC – Alenquer e Regional Lisboa.




José Guilherme
 
Administrador, Queijaria Guilherme
 
 
Técnico de Indústrias Agro-Alimentares, pela Escola Profissional de Agricultura de Serpa, possui o curso de Formação de fogueiros e Boas Praticas de Higiene e Boas Praticas de Fabrico. É Gerente e Responsável por toda a unidade fabril, da Queijaria Guilherme desde 2000.



Jorge Pulido Valente
 
Presidente, Câmara Municipal de Beja
 

Licenciou-se em História e pós graduou-se em Administração Pública e Desenvolvimento Regional. Foi eleito Vereador da cultura na Câmara Municipal de Mértola, Chefe de Divisão e de Director do Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Beja, Director Regional do Ambiente do Alentejo, Presidente da Câmara Municipal de Mértola e Administrador da EDIA. É, actualmente, Presidente da Câmara Municipal de Beja.




Margarida Pereira
 
Directora, Escola Superior Agrária de Beja
 

É licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, Mestre em Protecção Integrada das Culturas pelo Instituto Superior de Agronomia e Doutorada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. Foi Membro dos Conselhos Científicos, Coordenadora das licenciaturas em Engenharia Agro-Florestal e Biologia e Directora do Departamento de Biociências. É actualmente Directora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.




Silvestre Ferreira
 
CEO, Vale da Rosa