Agricultura 2013
 

José Diogo Albuquerque

Secretário de Estado da Agricultura

Licenciado em Engenharia Agronómica, com especialização em Economia Agrária e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia, fez o curso de formação avançada no programa de doutoramento de Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração da Universidade de East Anglia.Estagiário na Direção Geral de Agricultura da Comissão Europeia, em Bruxelas, foi responsável pelos sectores do vinho, azeite, tabaco, algodão, linho e cânhamo e arroz no Comité das Organizações Profissionais Agrícolas e Cooperativas junto da UE, em Bruxelas, auditor da despesa agrícola relacionada com medidas de mercado, na Direção Geral de Agricultura da Comissão Europeia, e representante da Confederação dos Agricultores de Portugal junto da UE, em Bruxelas. Investigador e Professor convidado da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, trabalhou como membro da equipa responsável pelo futuro da Política Agrícola Comum na Comissão Europeia, em Bruxelas, a partir de 2007. É autor de vários artigos sobre a Política Agrícola Comum e foi orador em dezenas de seminários sobre o assunto.




Eduardo Santini


Administrador, Gelados Santini

Administrador da Santini, responsável pela área de produção, desde 2009 até à presente data. Desempenha como principais funções o lançamento de novos produtos e coordena a equipa de produção. Foi ainda gerente de loja e geladeiro, de 1996 até 2009. Filho de um visionário no mundo dos gelados, Eduardo Santini prossegue o espírito Santini que conta mais de seis décadas, tendo contribuído para a expansão da marca.




Gonçalo Escudeiro


Director, Torriba

Gonçalo Escudeiro detém um bacharelato em Produção Animal no Instituto Superior Politécnico na Escola Superior Agrária de Bragança. É, actualmente, Director da TORRIBA – Organização de Produtores de Hortofrutícolas. As principais actividades, como Director, envolvem o desenvolvimento de actividades na área do associativismo, no sector do tomate e culturas hortícolas, coordenando e desenvolvendo a área comercial.
Em 1996, concluiu o curso de “Formação de Formadores” da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), onde trabalhou igualmente como monitor e coordenador de cursos de formação profissional do Centro de Formação Agrícola de Almeirim.
Em 2009 concluiu o Curso Avançado de Distribuição Alimentar.

Jorge Soares

Presidente, APMA - Associação de Produtores de Maçã


Maria do Carmo Martins
 
Secretária-Geral, COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Português

Desde o início de 2008 e até à data desempenha o cargo de Secretária-Geral do Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), em Alcobaça. Desde Setembro de 2004 desempenha funções como técnica de fruticultura também no COTHN, em Alcobaça. As principais actividades desenvolvidas no âmbito do COTHN, estão relacionadas com a transferência de conhecimento ao longo da fileira frutícola das quais se destaca o levantamento das necessidades de investigação. Destas acções destaca-se, dias de campo, balanços de campanha produtiva, seminários de peritos, reuniões técnicas e participações em projectos de cooperação, inovação e demonstração, de interesse para a fileira hortofrutícola. Desempenhou ainda actividade docente entre 2003 e 2010, designadamente como docente do Departamento de Ciências sociais e Humanas da Escola Superior Agrária de Coimbra. Possui um Mestrado em Economia Agraria e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, e uma Licenciatura em Engenharia Agronómica, ramo de Agronomia Tropical, pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.




Maria Celeste Hagatong

Administradora, Banco BPI S.A.

Maria Celeste Hagatong é actualmente Administradora do Banco BPI, S.A., Administradora da BPI Madeira, SGPS, Unipessoal, S.A., Administradora não-executiva da CVP - Sociedade de Gestão Hospitalar e Administradora não-executiva da Cosec. Foi Directora dos Serviços Financeiros da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças e Membro do Conselho de Administração do Fonds de Réétablissement du Conseil de L'Europe. Possui uma Licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

 


Paulo Inácio


Presidente, Câmara Municipal de Alcobaça

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio licenciou-se em Direito, possuindo uma vasta experiência em gestão política e municipal. Foi presidente da JSD de Alcobaça e presidente da Associação de Estudantes. É conselheiro de Jurisdição de Leiria, conselheiro nacional de vários presidentes do PSD, membro da comunidade urbana do oeste, responsável de comitivas ao Parlamento Europeu e 1.º Vice-Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste.


Pedro Nuno Silva


Presidente da Direcção, Coopval

Pedro Nuno Silva é actualmente Presidente da Direcção da Coopval, Presidente do Conselho Fiscal da APAS Floresta e tem participação no Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. 
É igualmente Director da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha. Foi Director da Associação Nacional de Organizações de Produtores e Director da Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval.  Possui frequência universitária no Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa. Exemplos selecionados de formação específica: Jovem Agricultor; Gestão Financeira; Segurança Alimentar e Sistemas de Controlo; Estratégias de Internacionalização das Cooperativas.



Ricardo Brito Paes
 
Presidente, AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal

Ricardo Botelho de Brito Paes é um Jovem Agricultor ligado ao sector pecuário (ovinos de carne) que concilia com a gestão de uma empresa agrícola familiar, na região do Alentejo. 
É atualmente Presidente da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, tendo sido anteriormente Vice-Presidente da AJAP. É membro efetivo do Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA) e da Associação Europeia de Áreas de Montanha (EUROMONTANA). É igualmente membro/representante da AJAP na Casa do Azeite.